- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
DESTAQUE
CATEGORIAS
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
COMUNICAÇÃO E SEUS MISTÉRIOS
![]() |
| Se comunicar é muito mais que apenas falar, este é um dos desafios do autismo! |
Isto porque uma pessoa com autismo pode: falar funcionalmente; falar não funcionalmente ou até mesmo não falar! Mas sabemos que comunicar e falar andam juntas, mas não são a mesma coisa...
E esta dúvida é motivo de anciedade, angustia e frustração. Tanto para pais e cuidadores, assim como para os mais afetados com isso, que são os próprios autista!
PRISÃO SEM MUROS
Normalmente os bebês por volta de seis meses começam a entender o idioma. E através da interação com outras pessoas e da imitação aprendem a falar e se comunicar com o mundo a sua volta.Mas uma criança com TEA tem dificuldade nesta interação e consequentemente não atinge o desenvolvimento esperado.
Imagine precisar de alguma coisa e não conseguir expressar isto? Perceber que algo está errado e não conseguir se pronunciar? É angustiante não?
E pode acreditar, o fato de seu filho não falar, não significa que ele não percebe o que está acontecendo a sua volta.
É bem comum as pessoas dizerem "... Mas ele ficou assim do nada!" se referindo a uma crise nervosa de uma pessoa com TEA.
Mas tenha certeza, aquela crise teve como causa algo que gerou incômodo e esta pessoa não conseguiu expressar o que a perturbou!
Para um autista o desafio é grande quando não consegue expressar o que se passa consigo.
Isto porque existe dificuldade em usar e entender expressões sejam elas faciais ou subjetivas, e também as palavras.
Falar Sem Palavras
Como responsáveis por estas pessoas precisamos trabalhar hoje, para que no futuro nossos amados conquistem sua independência.E um de nossos desafios está em desenvolver a comunicação funcional, de modo que eles consigam alcançar sua autonômia. Ou seja precisamos dar voz aqueles que não sabem como fazer isso!
Explorando Possibilidades
É onde entra a Comunicação Alternativa. Com ela pessoas que incialmente não conseguiam se expressar encontram possibilidades fantásticas que podem mudar suas vidas e daqueles que convivem com eles.E em alguns casos, como aconteceu com Pedro Henrique, pode ajudar no desenvolvimento da verbalidade!
Uma boa opção é o PECs, neste tipo de comunicação alternativa, são disponibilizadas figuras em cartões para que a pessoa possa expressar aquilo que necessita ou sente.
Mas vá além...
- Esteja atento a coisas que ele gosta e invista tempo brincando com ele.
- Invista tempo em conversar com seu filho. Sei que ele pode nem mesmo ficar parado ao seu lado para ouvir; ou mesmo olhar na sua direção enquanto fala. Mas fale com ele!
- Perceba coisas que ele gosta, e "converse" sobre o assunto. Mesmo que você faça as perguntas e você mesmo as responda!
- Conte histórias curtas, e no lugar do nome dos personagens diga o nome da criança. Use tipos diferentes de tons e vozes para os personagens.
Hoje aos nove anos, Pedro Henrique não tem uma conversa 100% funcional, mas se comunica muito bem! Mas nossa estrada está só começando, ainda temos muito que percorrer! Mas chegaremos lá!
Seu filho pode não entender do que você está falando, como o meu também não entendia muitas vezes. Mas o importante nesta jornada é que nossos filhos percebam que QUERMOS NOS COMUNICAR COM ELES!

Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante!