- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
DESTAQUE
CATEGORIAS
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Todo Cuidado É Bem vindo
O desafio da Higiene Pessoal - Parte 2
![]() |
| Ensinar um autista sobre o cuidado com sua higiene é uma tarefa de formiguinha... Mas é possível! |
Cuidado com o próprio corpo é algo que necessita de atenção, e no caso do portador de autismo, na maioria do tempo precisa também de supervisão. Pois como mencionei no post anterior, o cuidado com a higiene sempre foi motivo de desconforto para Pedro Henrique.
Não se pode viver sem banho, corte e penteado de cabelos, muito menos com as unhas enormes, a não ser que se pretenda entrar para o Gines Book. Como aqui em casa não é nossa meta, ao descobrir o que estava acontecendo, fomos procurando meios de resolver o desconforto.
Foi necessário encontrar uma maneira de mudar as situações com o cuidado pessoal de meu filho.
Então começamos a tomar alguns cuidados simples que ao longo do tempo foram surtindo efeito. Algumas coisas não faço mais, como a estratégia do corte da unha, mas nada funcionou rápido, foi necessário aguardar o tempo dele para surtir efeito.
Estratégia Inusitadas
- Para lavar a cabeça, além de combinar um dia específico na semana, consegui ensinar Pedro Henrique a ficar com a cabeça para trás durante a aplicação do shampoo.
Mas neste caso não se trata só do incômodo do sabão ardendo nos olhos, ou o cheiro do produto.
Existe a necessidade de sentir que o corpo está seguro ( este é assunto para uma outra postagem, pois é bem útil falar sobre o equilíbrio dos autistas), então ou ele senta em um banco dentro do box, ou segura a minha cintura durante todo o processo.
- Já na escovação, uso o creme dental comum, porque aos nove anos, não é mais funcional utilizar o creme dental sem flúor, porém eu utilizo os dois: com flúor por baixo e sem flúor por cima, para amenizar o impacto no início da escovação.
- No corte das unhas, comecei a contar a história da família tatu. Cada dedo era uma tatu diferente. Tinha do pai até o bebê tatu. Mas a "técnica" era fazer caras e vozes para cada um e no final tinha o respeitável: _Sai tatu! Se ele entendia a história eu não sei, mas funcionou!
- Para o corte de cabelo, precisamos de muita persistência até encontrar uma barbeiro com paciência e muitas balas e pirulitos para dar a ele no fim do corte. Para nossa felicidade o barbeiro cativou nosso pequeno e hoje ele já pede para cortar.
Ainda Temos Desafios
Ainda hoje o cuidado pessoal é um pouco complicado, mas temos melhorado a cada dia.
Pedro Henrique tem amadurecido com a idade, e por isso é mais fácil conversar com ele e ensinar o motivo das coisas, se bem que nem sempre ele compreende o sentido real do que dizemos.
Mas o caminho ainda é bem longo, porém vamos firmes e constantes. Porque não podemos nos permitir desistir!
autismo
Autismo clássico
AUTISMO EM FOCO
autismo leve
autismo moderado
autista
banho
crise
desafios do autismo
Higiene Pessoal
qualidade de vida
TEA
Local:
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos

Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante!