- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
DESTAQUE
CATEGORIAS
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
QUE PROFISSIONAIS PODEM AJUDAR?
![]() |
| Várias áreas de especialidade, um mesmo objetivo: ajudar nossos filhos a se adaptar e ter qualidade de vida! |
Quando descobrimos sobre o autismo de Pedro Henrique, muitas dúvidas invadiram nosso coração, e não tínhamos ideia de quem poderia responder nossas perguntas!
Assim como foi com minha família, isto acontece em várias outras. Tenho certeza que neste exato momento pais e mães vivem o mesmo drama. Digo drama, porque só quem passa por isso, pode entender como dói a sensação de desamparo, ao descobrir que o autismo chegou sem avisar!
Por este motivo considero importante abordar sobre quais os profissionais podem auxiliar no combate aos danos causados por este transtorno.
DÚVIDAS DESVENDADAS
1. NEUROLOGISTA E/OU PSIQUIATRA:Auxiliam a determinar o diagnóstico; verificam a necessidade e quais os medicamentos indicados para cada caso. Estes profissionais ajudam a pessoa Portadora de Autismo a trabalhar com as relações sociais.
2. PSICÓLOGO:
Auxilia no processo diagnostico e trabalha questões como: ansiedade, depressão, auto estimulação e outras questões, em sessões semanais, visando sempre a interação social.
3. TERAPEUTA OCUPACIONAL:
Auxilia a pessoa com Autismo a desenvolver habilidades para a vida cotidiana, visando alcançar a maior autonomia possível.
4. FONOAUDIÓLOGO:
Avalia como intervir no atraso da fala e estimula a musculatura facial, ajudando assim na emissão de fonemas, e em alguns casos, auxilia também no processo de mastigação.
5. PEDAGOGO:
Avalia o ritmo de aprendizado do portador de Autismo, e a partir dessa análise determina quais as melhores diretrizes para auxiliar na inclusão escolar.
6. NUTRICIONISTA:
Avalia meios de tratar problemas digestivos que são muito comuns aos portadores de Autismo. Estas pessoas tendem a apresentar: má digestão que geram reações alérgicas e/ou inflamatórias; intolerâncias alimentares; seletividade.
7. FISIOTERAPEUTA:
Trabalha atividades que ajudam o portador de Autismo a adquirir força muscular e coordenação.
Estes foram profissionais que muito trabalharam para a evolução de meu filho, e que nos auxiliaram com orientações que fizeram toda a diferença na maneira como aprendemos a lidar com os desafios diários que se apresentavam.
8. PSICOMOTRICISTA:
Trabalha a coordenação motoro fina através de atividades lúdicas, onde o terapeuta observa a crianaça, e após avaliação, utiliza brincadeiras que corrijam as áres que necessitam de intervenção.
O importante é entender que ao longo do percurso, algumas destas especialidades podem não ser mais necessárias, enquanto outras, jamais poderão ser abandonadas. Isso depende de cada caso, é precisa ser avaliado cuidadosamente ao longo da vida.
Porém é necessário que se busque auxílio profissional de terapeutas o quanto antes, para que a pessoa portadora de autismo, consiga alcançar o máximo de autonomia possível.
Confira aqui nossa série de vídeos detalhada lá no YouTube:
https://youtu.be/KQlBi2oU0LQ
Autismo clássico
autismo e fala
autismo leve
autismo moderado
autista
cura do autismo
diagnostico fechado
Diagnóstico negado
Laudo
Laudo Interrogado
qualidade de vida
TEA
Tratamentos e Terapias
Local:
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos

Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante!